Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Notícia

Minas anuncia investimentos nas áreas de Saúde e Educação em Almenara, no Vale do Jequitinhonha

Recursos viabilizam novas unidades básicas de saúde e melhorias nas escolas de toda a região

• ícone de compartilhamento

Governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (2/5), investimentos nas área da Educação e da Saúde na cidade de Almenara, na região do Vale do Jequitinhonha.

Serão duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município e a apresentação oficial da nova sede da Superintendência Regional de Ensino de Almenara.

Os anúncios foram realizados durante evento no auditório da Prefeitura de Almenara, que contou com a participação do governador Romeu Zema. As UBS serão instaladas nos bairros Cidade Jardim e Planalto. O Governo de Minas investiu R$ 3,9 milhões para que a prefeitura, responsável pelas intervenções, possa dar sequência à construção das duas unidades.

O governador destacou que os avanços na  Saúde aproximam a população da prestação de serviços e ressaltou que a medida vem sendo aplicada em todas as regiões do estado.

“Essas duas novas UBSs vêm para somar às existentes aqui, melhorando muito o acesso da população ao atendimento. A aplicação de recursos tem sido prioritária em todo o estado. Queremos dar mais qualidade à saúde dos mineiros”, disse.

O governador destacou as melhorias na área da Saúde, e lembrou que levar acesso a atendimento e a tratamentos para todas as regiões do estado é uma das prioridades da gestão estadual. "A abertura de novos equipamentos de Saúde evita que as pessoas tenham que se deslocar por grandes distâncias para ter acesso à saúde. Queremos aproximar à população do atendimento local e qualificado, acrescentou o governador.

Atendimento mais próximo à população

As duas UBSs em construção são tipo I, que poderão comportar, cada, uma Equipe de Saúde da Família (ESF). Vale ressaltar que, em média, entre 2 mil e 3,5 mil pessoas recebem atendimentos de uma única ESF. Com as duas novas equipes, a expectativa é a de que a capacidade seja estendida para 6 mil pessoas.

Atualmente, o município possui 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem a uma população de mais de 40 mil pessoas. Com as novas construções, serão 13 UBS no total, ampliando o atendimento da atenção primária.

Mais investimentos em Educação

Ainda na região, o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, apresentaram investimentos na pasta, como a reforma e ampliação do imóvel da nova sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara.

O Governo de Minas Gerais, por meio do programa Mãos à Obra na Escola, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), investiu R$ 1,4 milhão nas obras de reforma e ampliação da nova sede.

Desde dezembro do ano passado, a SRE de Almenara passou a ter sede própria e deixou de pagar aluguel, gerando uma economia mensal aos cofres públicos de R$ 12 mil.

“Essa mudança em relação à nova sede da superintendência é um avanço significativo, Mas quero lembrar também que, na Educação, nós temos conseguido avanços expressivos, como a melhoria nos prédios escolares, do mobiliário, com construções de quadras e equipamentos de tecnologia, tanto para os funcionários quanto para os alunos. E esse processo vai continuar”, afirmou o governador.

Ao todo, a Regional de Almenara já recebeu investimentos de R$ 25,7 milhões do programa Mãos à Obra na Escola, beneficiando 49 escolas estaduais distribuídas em 20 municípios.

O imóvel que recebeu a nova sede da SRE abrigava anteriormente o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Querubim Fróis Otoni. O Cesec foi transferido de local e passou a dividir o mesmo imóvel com a Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda.

Mãos à Obra na Escola

Criado no ano de 2019 pelo Governo de Minas Gerais, os investimentos no programa de reformas a ampliações de escolas da rede estadual já chegaram ao montante de R$ 943 milhões, proporcionando mais conforto e melhores condições de estudo a alunos de 1.820 escolas estaduais distribuídas em 609 municípios de todas as regiões do estado.

Fonte: Agência Minas