Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas encerra ciclo 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças com mais de 400 gestores

PDL faz parte do Transforma Minas e visa aprimorar as competências, habilidades e comportamentos de gestão e liderança no Estado

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas concluiu, nesta terça-feira (16/12), o ciclo de 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), reunindo mais de 400 gestores estaduais que integram a iniciativa no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O governador Romeu Zema participou do Evento Conexão PDL 2025, ao lado da secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag-MG), Silvia Listgarten.

Realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), o PDL faz parte do Transforma Minas, da Seplag-MG, e busca profissionalizar a gestão, fortalecer lideranças e construir um serviço público guiado por resultados, desenvolvendo habilidades essenciais nos gestores, como comunicação, tomada de decisão, trabalho em equipe, inovação e gerenciamento de pessoas.

"Quero dar os parabéns a todos que participaram do Transforma Minas. Desde o início da nossa gestão, temos procurado valorizar os funcionários de carreira. Pelo que eu tenho conhecimento, nenhum outro governo colocou tantos secretários de carreira como o nosso. E, lembrando, que eles assumiram o cargo porque passaram por um processo seletivo, e eram os melhores", pontuou Romeu Zema.

Conexão PDL

Além de encerrar o ciclo de 2025, o Evento Conexão PDL 2025 teve como objetivo promover a integração e o relacionamento das lideranças presentes. As atividades buscaram sensibilizar o grupo sobre a relevância de políticas públicas baseadas em evidências para a melhoria das entregas aos cidadãos, bem como incentivar a criação de uma cultura organizacional que valorize, utilize e gere dados de alta qualidade para a tomada de decisão contínua.

"Ser líder é olhar para os liderados considerando as especificidades do time e proporcionando engajamento em prol dos resultados que se espera. A gente não consegue liderar sem considerar quem está ali do outro lado, junto conosco, na batalha do dia a dia. Esse é o nosso maior desafio", destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

 

"O time de participantes do PDL é tão diverso, e essa diversidade traz muita riqueza. Desde 2019, o programa foi se ampliando, enriquecendo e trazendo ainda mais concretude para as entregas dessas lideranças", acrescentou a secretária.

Durante o evento, também foi lançado o relatório Burocracia Representativa, elaborado pelo Transforma Minas, em parceria com a organização Motriz, que é uma análise do perfil de servidores com foco em raça, gênero, escolaridade, remuneração e distribuição nas posições de liderança.

O evento ainda discutiu e apresentou exemplos práticos sobre a utilização de evidências para embasar decisões e foi finalizado com a apresentação dos três projetos de maior destaque na solução de problemas intersetoriais e regionais que foram construídos no PDL Regionais.

Desenvolvimento de lideranças

O PDL é estruturado com atividades voltadas para a valorização e o aprimoramento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados e engajamento. Criado em 2019, o programa segue expandindo as oportunidades de capacitação e ampliando o seu alcance.

O primeiro PDL foi focado nos subsecretários. Em 2021, foi lançado o PDL Regionais, seguido pelo PDL Superintendentes, em 2023. Em 2025, o PDL lançou uma nova modalidade de formação para as lideranças titulares de Recursos Humanos, o PDL RH.

Neste ano, o PDL Subsecretários também foi ampliado, passando de 64 para 80 vagas, com a inclusão de 16 novas vagas para gestores da administração indireta. O PDL Superintendentes também foi expandido, com a abertura de mais cinco vagas. Em relação ao PDL Regionais, já foram disponibilizadas mais de 200 vagas para lideranças regionais, visando abranger todas as regiões do estado.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias