Secretaria-Geral recebe representantes de Ruanda para fortalecer diálogo e ampliar oportunidades de cooperação
Educação, inovação e desenvolvimento econômico estiveram entre os temas debatidos durante o encontro
Compartilhar notícia
- ícone de compartilhamento
A Secretaria-Geral do Estado recebeu, nessa terça-feira (16), representantes da Embaixada da República de Ruanda no Brasil para uma agenda institucional voltada ao fortalecimento das relações entre Minas Gerais e o país africano. O encontro reuniu autoridades do Governo de Minas e da missão diplomática ruandesa.
Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de parceria em áreas estratégicas, com destaque para negócios, investimentos, inovação, desenvolvimento econômico e cooperação educacional. A agenda também possibilitou a apresentação dos ambientes de negócios e a discussão de iniciativas com potencial para futuras colaborações.
Participaram do encontro, pela Secretaria-Geral do Estado, o secretário-geral Luiz Otávio Gonçalves, a subsecretária de Relações Institucionais, Cássia Freitas, o superintendente de Relacionamento Nacional e Internacional, Pedro Leão, além de representantes da Invest Minas. Pela delegação ruandesa, estiveram presentes o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, o primeiro-secretário Théogène Ntakirutimana e o oficial de ligação Andrew Nkongho Oben.
"Minas Gerais tem buscado ampliar sua atuação internacional por meio do diálogo e da construção de parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico, a inovação e a troca de conhecimentos. O encontro com a República de Ruanda representa uma oportunidade para ampliar a cooperação e identificar iniciativas de interesse comum que contribuam para o desenvolvimento de ambas as regiões", destacou o secretário-geral do Estado, Luiz Otávio Gonçalves.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com uma atuação cada vez mais conectada ao cenário internacional, contribuindo para o fortalecimento da cooperação institucional e para a construção de oportunidades que impulsionem o desenvolvimento do estado e beneficiem a população mineira.
Foco na educação
Na sequência da agenda institucional, a comitiva ruandesa se reuniu com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para conhecer experiências da política educacional mineira e discutir oportunidades de intercâmbio de conhecimentos na área. Participaram da reunião o secretário de Estado de Educação, Gustavo Braga, o assessor-chefe de Gabinete, Matheus Nascimento, além das representantes da Secretaria-Geral e Invest Minas.